EDUCAÇÃO INFANTIL BILÍNGUE

O ambiente escolar, principalmente a educação infantil, é um terreno fértil para a aquisição de uma segunda língua, já que é o lugar onde se trabalha o desenvolvimento integral da criança: aspecto motor, afetivo, social e cognitivo. Por isso, ampliar as possibilidades de comunicação do aluno é também ampliar as possibilidades de ação e transformação na sua vida.

As crianças e jovens de hoje estão crescendo em um mundo totalmente pluricultural e interligado. Com isso, os pais veem, cada vez mais, a necessidade de proporcionar aos filhos uma educação alinhada com esse cenário globalizado.

O domínio de outras línguas, principalmente do inglês, idioma mais falado em todo o mundo, é essencial para que essa geração tenha acesso a todas as oportunidades ao longo de sua vida profissional. Diante dos diversos benefícios proporcionados pela fluência na Língua Inglesa, muitos pais ficam em dúvida entre matricular seus filhos em uma escola de idiomas, seja em instalações independentes ou dentro dos colégios, ou em instituições que trabalhem com um programa específico e estruturado de educação bilíngue.

Os dois métodos são bastante distintos, o que pode ser observado desde o objetivo geral e foco dos estudos de cada um. A finalidade principal de um programa de educação bilíngue é mediar a construção da língua através de uma educação global e significativa, com foco na fluência, enquanto o curso de inglês baseia-se em desenvolver a competência linguística com foco na estrutura do idioma.

No ITB, a proposta pedagógica do programa de educação bilíngue é dar aulas em inglês, permitindo que o aluno se aproprie do segundo idioma, utilizando-o fluentemente e com naturalidade. Além disso, há outros benefícios proporcionados pelo bilinguismo, como mais flexibilidade, confiança, independência e respeito à diversidade.