Você deve estar se perguntando: mas, como a criação de uma rotina pode contribuir para o desenvolvimento do meu filho? Afinal, nós, adultos, nos sentimos sufocados e estressados com a rotina frenética que o trabalho demanda, não é mesmo? Então, por que criar uma rotina para uma criança seria bom?

Na verdade, estabelecer uma rotina para as crianças é algo imprescindível, mesmo em casa, sabe porquê? Porque a rotina contribui para o desenvolvimento emocional e cognitivo dos pequenos, além de proporcionar a sensação de segurança e promover a sua autonomia.

Quer saber mais sobre como planejar uma rotina pode contribuir para o desenvolvimento do seu filho? Então, leia o nosso post!

Benefícios emocionais

Saber exatamente o que vai acontecer a cada minuto do dia é o que proporciona a sensação de organização e segurança para as crianças. Esse controle das atividades permite que a criança se prepare psicologicamente para o seu dia e, ao mesmo tempo, desenvolva habilidades emocionais, como a confiança.

Benefícios sociais

O estabelecimento de uma rotina também garante à criança o controle sobre as situações, pois se tornam familiares e, com isso, a criança se sente mais à vontade e confiante para participar mais ativamente, além de se relacionar socialmente, seja com membros da família ou colegas de escola. A longo prazo, isto também contribuirá para que essa criança se torne um adulto mais confiante em sua vida profissional.

Planejar a rotina do seu filho pode contribuir para o seu desenvolvimento

Benefícios para a saúde

Para prevenir distúrbios cognitivos, ansiedade ou agressividade é importante que a criança tenha uma rotina de exercícios – como natação ou futebol –  e hábitos alimentares saudáveis e equilibrados, contemplando frutas, verduras e legumes e evitando alimentos, como enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas.

Benefícios para o sono

É verdade! A criação de uma rotina também se aplica à hora de dormir. Isso porque o estabelecimento de um horário fixo para a criança dormir e acordar garante que ela tenha um sono de qualidade e melhor desempenho durante as atividades escolares, visto que, uma criança que dorme bem é mais produtiva e disposta.

Benefícios na hora da diversão

Toda criança precisa brincar e se divertir, por isso, é importante estabelecer um horário próprio para a diversão. Contudo, ao contrário do que muitos pais pensam, atividades extracurriculares, como esportes, natação e música, não fazem parte desse momento de diversão.

Dessa forma, na hora da diversão, a brincadeira precisa partir da criança, ser uma escolha dela. Isto permitirá a criança exercer a sua criatividade, além de desenvolver a habilidade de socialização com outras crianças.

Planejar a rotina do seu filho pode contribuir para o seu desenvolvimento

Benefícios para a educação

As crianças também precisam ter uma rotina de estudos bem definida, com um horário fixo para fazer a lição de casa e rever a matéria estudada em sala de aula. Este momento deve ser respeitado com rigor, para que a criança aprenda a ter responsabilidade.

A dedicação exclusiva também contribuirá para que a criança desenvolva as habilidades de concentração e foco durante os estudos, fundamentais para o aprendizado. Este hábito também contribuirá para o futuro da criança, quando for prestar exames, como vestibular e concursos públicos.

Viu só como a rotina para crianças é importante e traz vários benefícios? Se você tem interesse em receber outras dicas e informações, assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que envolve o universo infantil!

5 princípios para educar o seu filho com sucesso