A correria no trabalho, na maioria das vezes, tem o seu preço: a família é deixada de lado para que a vida profissional tenha o seu caminho rumo ao sucesso. De acordo com uma pesquisa conduzida por uma universidade britânica, as pessoas passam, em média, somente 36 minutos por dia, do chamado “tempo de qualidade”, com a família.

É pouco tempo, não é mesmo? Mas, saiba que algumas medidas simples podem te ajudar a passar mais tempo ao lado da família e acompanhar o desenvolvimento dos filhos. Vamos conferir?

Faça uma refeição diária em família

É bastante comum o hábito das pessoas de comer sozinhas, seja no quarto ou na sala, em frente à televisão, ao celular e ao computador. A dica é conversar com os familiares e deixar bem claro a importância de fazer, pelo menos, uma refeição diária em família.

Se os horários não podem ser conciliados no almoço, faça um jantar em família. Caso você chegue muito tarde em casa, o café da manhã é uma ótima oportunidade para reunir os familiares!

GESTÃO DO TEMPO: COMO APROVEITAR MELHOR O TEMPO EM FAMÍLIA

Crie uma noite familiar

Criar uma noite familiar é uma excelente oportunidade para manter a união e a harmonia no núcleo familiar.

Vocês podem contar histórias, cantar juntos, participar de jogos ou apenas conversar. Enfim, abuse da criatividade para criar momentos deliciosos ao lado dos filhos.

Deixe o celular de lado

Por mais que o celular tenha se tornado essencial no cotidiano das pessoas, ele também pode, muitas vezes, se tornar o grande vilão das relações interpessoais, visto que deixamos de conversar com alguém para responder a uma mensagem, e-mail ou simplesmente para um joguinho.

Quando estiver com a família, desligue ou guarde o celular para que a sua atenção seja voltada apenas para as pessoas que estão à sua volta.

GESTÃO DO TEMPO: COMO APROVEITAR MELHOR O TEMPO EM FAMÍLIA

Curta os finais de semana

Se a semana é muito corrida para dar atenção total à família, nada melhor do que aproveitar os sábados e os domingos para curtir muito.

Atividades culturais, ao ar livre, exercícios físicos ou clubes são opções fantásticas para aproveitar melhor o tempo em família.

Fuja da televisão

Pode não parecer, mas a televisão, muitas vezes, atrapalha o relacionamento dos pais com os filhos. Estudos apontam que os pais passam mais tempo assistindo televisão do que se relacionando com os filhos.

Estipule um tempo aceitável para assistir televisão sem que atrapalhe o relacionamento e a harmonia de toda a família.

Nada de rotina

Algo que desgasta bastante as relações, seja entre casais ou familiares, é a rotina. Fazer as mesmas coisas, das mesmas formas, acaba cansando qualquer um.

Com a família, isso não é diferente! Por essa razão, fugir da rotina e buscar novas atividades pode melhorar bastante a relação entre os pais e filhos.

GESTÃO DO TEMPO: COMO APROVEITAR MELHOR O TEMPO EM FAMÍLIA

Gostou das nossas dicas? Gerenciar o tempo não é uma tarefa simples, mas é possível conquistar o tão sonhado equilíbrio para que o seu tempo em família seja muito bem aproveitado. Se você tem outras sugestões de como aproveitar melhor o tempo em família, deixe o seu comentário abaixo!

5 princípios para educar o seu filho com sucesso