Alcançar um alto cargo na carreira e ainda ter tempo para a família: à primeira vista, essa parece ser uma tarefa simples, mas que, com a intensidade das pressões profissionais da nossa época, passa a ser o grande desafio do século XXI. Mas, por que conciliar a vida pessoal e a vida profissional é tão importante?

Hoje, conquistar o sucesso profissional é uma tarefa que requer tempo, foco e dedicação. Afinal, em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é necessário que o profissional esteja sempre um passo a frente dos seus concorrentes e, por isso, o intenso ritmo organizacional torna-se incompatível para aqueles que têm família.

Dessa forma, conciliar a vida pessoal e profissional tornou-se uma meta para a sociedade atual, visto que gera inúmeros benefícios, não somente do ponto de vista profissional, como também, e acima de tudo, em relação à saúde e bem-estar do indivíduo.

Nesse artigo, você verá que é possível conciliar a vida pessoal e profissional. Confira!

 ENTENDA POR QUE É IMPORTANTE CONCILIAR CARREIRA E VIDA PESSOAL

Não fazê-lo poderá prejudicar o seu rendimento

É importante estabelecer limites entre a vida pessoal e profissional. Deixar com que assuntos pessoais interfiram em suas atividades laborais ou vice-versa poderá prejudicar o seu rendimento na tarefa que está executando e, até mesmo, diminuir a sua produtividade.

Por isso, preste atenção ao que está fazendo e dedique-se. Busque formas de fazer uma melhor gestão do seu tempo e destinando-o, de forma integral, ao que cada momento exige de você.

conciliar carreira e vida pessoal

Você merece ter qualidade de vida

Conciliar a vida pessoal e profissional também poderá melhorar a sua qualidade de vida. O uso correto do seu tempo permitirá que você realize as atividades que sempre quis, mas não tinha tempo devido às pressões e correria do trabalho. Por exemplo, aprender a tocar violão, manter as suas sessões de terapia ou, até mesmo, fazer consultas médicas de rotina.

Ao manter-se saudável e feliz, você poderá dedicar-se melhor aos outros universos da sua vida. Aproveite um tempo e cuide do seu corpo, cuide de você!

Entenda por que é importante conciliar carreira e vida pessoal

Melhorar as relações com a família e amigos

Apesar de o trabalho ser relevante, nossa família e nossos amigos são os bens mais preciosos de nossas vidas. Contudo, o ritmo acelerado da vida profissional não nos permite estar sempre presentes e dedicar um tempo a quem amamos. Com isso, acabamos por perder momentos únicos e fundamentais da vida de cada um, como o casamento de amigos ou o desenvolvimento escolar de nossos filhos.

Manter um bom relacionamento com a nossa família e amigos demanda tempo e dedicação que a rotina acelerada de trabalho não nos permite ter. A consequência dessa ausência é o enfraquecimento e distanciamento da relação com nossos entes queridos. Ao conciliar a vida profissional e pessoal, você terá mais tempo para usufruir desses momentos e estar mais perto de amigos e familiares.

Gostou do nosso artigo? Veja agora em nosso blog algumas dicas que irão lhe ajudar a aprender a conciliar sua vida profissional com sua vida pessoal!

5 princípios para educar o seu filho com sucesso