Uma das maiores preocupações que os pais têm com seus filhos diz respeito ao aprendizado de um segundo idioma. O ensino bilíngue na educação infantil gera muitas dúvidas, principalmente sobre o aprendizado da língua materna ou uma possível confusão de idiomas.

A verdade é que o processo de aprendizado em dois idiomas desde os primeiros anos de escola traz muitos desafios mas, ao mesmo tempo, traz grandes benefícios para as crianças durante o seu crescimento. Confira quais são essas vantagens.

Melhora o raciocínio e o foco

As crianças que aprendem desde cedo a se comunicar em dois idiomas diferentes, desenvolvem um raciocínio mais rápido e têm mais foco para realizar diversas atividades. Isso está relacionado ao estímulo que o cérebro recebe para funcionar rapidamente no momento da escuta, da fala e da leitura em português e inglês, por exemplo, acelerando a sua forma de pensar.  

Esse exercício contribui para que a criança desenvolva a capacidade de compreender fatos e modificar seus pensamentos, sendo útil não apenas durante o processo de aprendizado de outras disciplinas, mas também em diversas situações da vida.

Faz bem para a saúde mental

O ensino bilíngue na educação infantil contribui para que o raciocínio das crianças seja mais rápido, além de uma concentração bem maior para realizar as atividades. Isso está relacionado ao desenvolvimento das habilidades cognitivas, que nos permitem pensar, analisar, criticar e criar; ou seja, a processar as informações.

O aprendizado de duas línguas durante a infância permite que o cérebro treine constantemente essas habilidades, o que é um benefício para a saúde mental, melhorando a memorização e a capacidade de raciocinar. Uma prova disso pode ser observada em um estudo científico publicado pelo Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) que mostrou que pessoas que falam duas línguas apresentam melhor conectividade cerebral retardando o início do Alzheimer em até cinco anos.

Aumenta o conhecimento e melhora a socialização

Crianças bilingues possuem uma habilidade muito maior de socializar-se com outras pessoas, em diversas situações. Isso contribui para aumentar o conhecimento delas sobre o mundo, entendendo outras culturas e situações que contribuem diretamente para o desenvolvimento do aprendizado e crescimento pessoal. Isso será importante, tanto para sua vida pessoal, quanto para uma vida profissional de sucesso em seu futuro.

Para que a educação de seus filhos tenha todos esses benefícios, é preciso escolher uma instituição correta e com uma metodologia que trabalhe as disciplinas e o ensino de dois idiomas de forma diferenciada e atrativa.

Além disso, é preciso sempre observar o desenvolvimento e a adaptação da criança com relação ao ensino bilíngue na educação infantil, para que pais e educadores possam fazer os ajustes necessários, garantindo um crescimento e aprendizado saudável aos seus filhos.