Você é um daqueles profissionais que se sente escravo da rotina de trabalho e gostaria que o dia tivesse, pelo menos, 48 horas para conseguir terminar as suas tarefas? Se a resposta foi “sim”, acredite, você está fazendo algo errado. Isso porque, na maior parte dos casos, o que muitas pessoas chamam de falta de tempo, na verdade, é falta de organização e planejamento.

Contudo, administrar o tempo é mais do que fazer uma lista de tarefas em uma agenda – envolve uma reflexão sobre as prioridades e um planejamento de execução, ou seja, é necessário que o horário seja bem programado para que haja produtividade.

Se você é uma dessas pessoas que tem dificuldade de gerenciar o seu tempo, recomendamos a leitura deste artigo para que possa entender um pouco mais sobre a importância de administrar melhor o seu tempo. Confira!

CONHEÇA A IMPORTÂNCIA DE GERENCIAR MELHOR O SEU TEMPO

Tempo mais produtivo

No mercado de trabalho, tempo é dinheiro. O tempo é o recurso mais escasso e ao mesmo tempo mais valioso que possuímos para oferecer em nosso trabalho. Por isso, quando utilizado de forma incorreta, pode levar a perda de prazos, projetos inacabados, perda de dinheiro e à insatisfação da organização.

Quanto mais organizado você for durante a execução de suas atividades, maiores as chances de seus projetos terem sucesso. Por isso, é importante que você faça um planejamento minucioso, com um cronograma claro, para que assim possa garantir que suas atividades sejam muito bem executadas, dentro do prazo e da verba estabelecido pela empresa.

Conheça a importância de gerenciar melhor o seu tempo

Conciliar vida pessoal com vida profissional

Uma boa gestão do tempo também permitirá que você consiga conciliar a vida profissional com a vida pessoal. Afinal, apesar da nossa rotina conturbada com excesso de atribuições, ninguém vive exclusivamente para o trabalho. A nossa vida pessoal também merece atenção. Por isso, é importante que gerenciemos o tempo com eficácia para que seja possível dedicar tempo à nossa família, amigos e às atividades que nos dão prazer.

Certamente, haverá uma série de atividades que você sempre desejou fazer, mas não as fez por falta de tempo, como aprender uma nova língua, aprender a dançar ou ler um livro. Contudo, não basta agendar o horário que irá se dedicar às suas atividades paralelas. É necessário que este horário seja bem programado para que haja aproveitamento e produtividade.

Além de contribuir positivamente para as suas relações interpessoais, esse tempo também promoverá uma melhora em sua disposição, deixando-o mais animado e bem-disposto para realizar as atividades relacionadas a outras esferas de sua vida.

Conheça a importância de gerenciar melhor o seu tempo

Antecipar-se aos imprevistos

Gerenciar melhor o seu tempo também o ajudará a se precaver de imprevistos, seja no trabalho ou na vida pessoal. Ao programar as atividades do dia a serem executadas, fica mais fácil perceber quais são as prioridades e suas implicações com antecedência. Em uma situação de falta de gerenciamento do tempo, isso poderia gerar inúmeros desconfortos, como cobrança e muito estresse. Uma vez ciente de tal compromisso, você poderá planejar e estabelecer soluções e alternativas para a resolução daquele problema.

Saber usar o tempo a nosso favor é uma postura assertiva e proativa que sempre trará benefícios a nós mesmos. Por isso, organize-se e administre bem o seu tempo para que possa conciliar, de forma eficaz, todas as estâncias de sua vida.

Gostou do nosso artigo? Assine a newsletter para receber o nosso conteúdo em seu e-mail.

5 princípios para educar o seu filho com sucesso